Num mundo de falsidade, busque o Deus da verdade!

 

O salmo 12 se estrutura da seguinte forma:

v. 1-2: Oração e a causa da aflição

v. 3-4: Que o Senhor exerça juízo sobre os que fazem uso perverso da língua.

v. 5: Deus responde. Ele se levanta e dá segurança.

v. 6-7: Sua palavra é exaltada. A confiança no Senhor é renovada.

v. 8: Ainda assim, a perversidade não tem fim.

É um salmo que tem a ver com palavras, comunicação. E tem a ver com nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.

v. 1-2: o Salmo começa com este clamor que está no plural mas parece ser proferido apenas pelo autor, no caso Davi.

O salmista clama: Salva-nos Senhor. Esta primeira palavra, no original, é a raiz para o nome de Jesus. Ela dá a idéia de alargar, abrir espaço e trazer segurança. É o que busca o Salmista aqui. Parece que ele acorda de um sono, repara no mundo que está ao seu redor e começa a angustiar-se: Onde estão as pessoas que fazem diferença, que vivem vida justa e santa? Me lembra aquela história contada sobre Diógenes, um filósofo que viveu uns 400 anos antes de Cristo. Saiu, de certa feita, em plena luz do dia, com uma lanterna, perguntando: Onde estão os homens virtuosos, os homens verdadeiros deste mundo? Como se manter salvo em meio a uma sociedade montada na mentira e na falsidade, que perdeu suas referências e valores.

Há uma sensação de desconforto, de não concordar com esta multiplicação da perversidade, que resulta em relacionamentos pervertidos e destrutivos, cuja principal expressão, ponta do iceberg, é o mau uso das palavras.

A pessoa não é dona de suas palavras e línguas, porque se faz uso da mentira e insolência, tem ao Pai da mentira como senhor e sofrerá o juízo de Deus.

Então o v. 5 anuncia exatamente esta reação de Deus.

Por causa dos que sofrem por causa das palavras e atitudes dos maus, os fracos e desamparados, Deus se levanta.

Chegamos ao centro deste texto. 5a e 5 c expressam a situação dos fracos e sua segurança. A chave disto está na palavra chave do Salmo: Eu me levantarei(5b)

O ápice deste Salmo. Esta expressão marcante, voz de Deus: Eu me levantarei! Dá a ideia de uma cena de guerra, em que o que tem poder assume a direção, se levanta para por ordem na casa. O Senhor, Javé, se anuncia, se ergue e se coloca ao lado daqueles que estão prostrados e contra os que se julgam todo poderosos!

Já no Sl 3.7 se pede: Levanta-te Senhor! Vemos aqui Deus agindo de acordo com este pedido.

Quando Deus anuncia, no final do v. 5, que colocará a salvo quem por isto tanto anseia, está na verdade respondendo ao clamor do v. 1, quando dizia: Salva-nos Senhor!

A cena de um Deus que se levanta nos remete a Jesus.

Levantado foi Jesus numa cruz para confrontar todo o mal!

Levantado foi Jesus dentre os mortos, para confirmar seu triunfo e nos trazer novidade de vida.

Um dia, levantado, diante dele se prostrará todo joelho nos céus e na terra. Ainda há tempo de se prostrar!

v. 6: A riqueza da Palavra de Deus. Suas palavras são puras, santas, já desde a sua origem. Desde a sua formação. Sim, as palavras brotam ou de uma fonte límpida ou de uma fonte contaminada. A arma contra a palavra perniciosa, é buscar a santa Palavra de Deus. Sete vezes refinada. Pureza e plenitude.

Aquilo que está no seu coração, Deus já faz ser transformado.

v. 7: Deus guardará os que anseiam desta geração pervertida e corrupta. Deus os defenderá. O que ama a Deus não quer seguir na trilha do mal. Jesus pediu em João 17 que Deus livrasse seus amigos do mal vivendo em meio a este mundo corrupto.

Ela enriquece nossa vida e nossos relacionamentos.

v. 8. Esta ação de Deus é necessária porque vivemos ainda nesta tensão.

Aplicação:

1. Ouça o falar de Deus em meio a tagarelice deste mundo. Esta Palavra é real em Jesus.

2. Reflita: De onde vem a fonte de sua fala? Ml 3.16.

3. Creia que Deus salva você, para que você viva uma vida rica e com significado, abençoando a outros.

Caminhando com a Palavra, na bênção do Senhor.

Oscar Elias Jans integra a Rede Homens Mentores\Mulheres Mentoras. Bacharel e Mestrado em Teologia com Ênfase em Novo Testamento EST-São Leopoldo-RS. Pastor na IELCB há quase 30 anos.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil