Igrejas que fazem discípulos podem mudar o mundo!

Confira a primeira live da “Década de Fazer Discípulos”, apresentada por David Kornfield, Edmund Chan e Ilaene Schüler

No último dia 15 de abril, os Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras (HM e MM) transmitiram a primeira live da “Década de Fazer Discípulos”, projeto lançado pela Aliança Evangélica Mundial-WEA em parceria com a Aliança de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos (IIFD).

O evento on-line contou com a participação de David Kornfield e Edmund Chan, duas referências internacionais em pastoreio de pastores, liderança e discipulado, Ilaene Schüler, líder dos Ministérios HM e MM, e William Cardoso Mendonça, pastor titular da Igreja Batista do Capeche, em Florianópolis (SC), que deu suporte em tradução. A iniciativa teve boa repercussão nas redes sociais e audiência em diversos países.

Dentre diversos assuntos, os participantes compartilharam detalhes sobre o conceito da “Década de Fazer Discípulos”, abordaram a importância de formar igrejas referenciais que ajudem outras igrejas a formar discípulos e refletiram sobre a atual crise decorrente do coronavírus (COVID-19).

Confira alguns pontos de destaque discutidos no vídeo:

O discipulado como um movimento global: Muitas pessoas ao redor do mundo estão acordando quanto ao discipulado, porém, na maioria das igrejas, o discipulado possivelmente é conhecido como um “programa”. Programas não discipulam ninguém! Somente pessoas são capazes de discipular pessoas. A boa notícia é que Deus está agindo hoje, assim como no contexto de levantar um remanescente, conforme relatado em Esdras 9.8.

O significado de ser uma Igreja que Intencionalmente Faz Discípulos: Ser uma comunidade intencionalmente engajada em ações de discipulado, levando cada cristão a seguir Jesus, conhecê-lo, amá-lo, servi-lhe e tornar-se parecido com Ele.

Características de um discípulo: Alguém que experimenta uma mudança de dentro para fora, que tem um coração radicalmente entregue a Jesus. O discípulo tem novas atitudes quanto às disciplinas espirituais e passa por uma transformação de vida, deixando evidente o antes e o depois dessa experiência.

Enraizados na Palavra de Deus: “Então Jesus os conduziu por todos os escritos de Moisés e dos profetas, explicando o que as Escrituras diziam a respeito dele”. (Lc 24.27). Na trajetória pelo caminho de Emaús, Jesus mostra aos seus discípulos, através da Palavra, a importância de se enraizarem e se aprofundarem no que as Escrituras anunciavam a respeito do Messias.

Um chamado missional: A grande crise da igreja atual é falhar em iniciativas voltadas ao discipulado, fazer discípulos. Precisamos de pessoas que estejam comprometidas com Cristo, que foram crucificadas com Ele e voltaram ao “primeiro amor”. Para isso, temos de enfocar o que Jesus fez por nós e não o que podemos fazer por Ele. Devemos evangelizar as nações e ser apaixonados por Deus.

O “kairós de Deus”: A pandemia do coronavírus nos leva a refletir sobre um “kairós”, um tempo designado pela soberania de Deus com um propósito específico. Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo de David Kornfield: COVID-19: Oportunidade Inédita para Fazer Discípulos.

Em meio à realidade da pandemia, precisamos exercer a prudência e a fé. Sendo assim, junto com a confiança no cuidado de Deus, devemos seguir as recomendações dos órgãos de saúde. Com essa atitude, poderemos aprender as grandes lições que esse tempo de espera nos traz. Nesse contexto, em que não podemos nos reunir nos locais de culto, devemos recordar que cristianismo não é meramente ir à igreja, mas ser igreja.•

Gostou? No vídeo há muito mais! Acesse já o link e seja edificado ao conhecer as iniciativas da “Década de Fazer Discípulos”.

Para mais detalhes sobre o movimento, acesse a página exclusiva do IIFD aqui mesmo no blogue de Mulheres Mentoras.

Conheça!

Livro Discipulado Radical, escrito por Edmund Chan, à venda no e-commerce da Sepal. Clique aqui e adquira já o seu!

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil