Vença o complexo de inferioridade e redescubra-se!

Edifique-se com um trecho do livro “Cura pela Palavra”, escrito por Marcelo Aguiar, e participe do sorteio de exemplares da obra.

Uma autoimagem negativa não é obra de Deus. Pelo contrário, quando permitimos que ela tome conta de nosso coração, os planos divinos para nós ficam seriamente comprometidos. Acabamos por colocar-nos em oposição ao cumprimento da vontade do Senhor.

O complexo de inferioridade nos impede de exercitar toda a nossa capacidade. Os dons, talentos e oportunidades que recebemos ficam ociosos, porque não nos julgamos capazes de desenvolvê-los. Quantos sonhos, projetos, planos e empreendimentos magníficos nunca serão concretizados por causa de uma autoestima desastrosamente baixa! O mar Vermelho não se teria aberto diante de Moisés, os muros de Jericó nunca teriam desabado à frente de Josué, nem o gigante Golias teria caído aos pés de Davi, se esses servos de Deus tivessem abrigado uma atitude do tipo “Eu não sou capaz!”

O complexo de inferioridade prejudica ainda nosso relacionamento com os outros. A timidez, a introversão, o isolamento, o ciúme e a desconfiança são apenas alguns dos muitos sentimentos que envenenam as relações sociais. Todos são decorrentes de uma autoimagem negativa. Casamentos são desfeitos, namoros chegam ao fim, irmãos e amigos se afastam. Tudo isso, muitas vezes, causado pelos nossos complexos de inferioridade.

Esse complexo frequentemente está associado ao uso de “máscaras”. Como nos sentimos inadequados, incapazes de atrair ou agradar alguém, passamos a usar disfarces desde pequenos. O menino começa a agir de determinada maneira com o intuito de arrancar um elogio do pai. A adolescente adota um comportamento que, acredita ela, agradará às amigas, tornando-a mais popular. Usamos tantas máscaras que, às vezes, até nos esquecemos de como era o nosso verdadeiro “eu”.

Conta-se a história de um palhaço que, de tão acostumado a andar maquiado, esqueceu-se de como era a sua real fisionomia. Aquele sorriso pintado na cara não correspondia ao que de fato sentia. Para começar, se correspondesse, não haveria necessidade de pintá-lo.

Você foi criado perfeito! Redescubra-se!

[…]

Fico pensando em quantos estão nas favelas e nos porões neste momento, ignorando completamente seu verdadeiro valor. Imagino quantos devem estar em sua casa, escritório e igreja, levando uma vida muito aquém daquela que poderiam ter, fazendo para Deus muito menos do que poderiam fazer. As pessoas se afundam na reclamação, na autopiedade e no sentimento de inferioridade, enterram seus talentos e escondem sua personalidade. Contentam-se em levar uma vida de lamentação, enquanto Cristo morreu para dar-lhes uma vida de abundância.

Deus sabe do seu valor! Pare se esconder-se! Mostre-se! Permita-se amar e ser amado! No princípio talvez seja difícil. Será necessário coragem para agir de um jeito diferente desse a que você se habituou. É preciso determinação para fazer coisas novas e aprender com os erros que naturalmente irá cometer. Mas a presença de Deus, acreditando, dando força, abençoando, é garantida. E ela é suficiente para fazer de você mais do que um vencedor. “Eu estou contigo”, é a promessa do Senhor. •

[Aguiar, Marcelo. Cura pela Palavra. 2ª Edição. Curitiba – PR: Editora Betânia, 2019. Pgs. 78-79,81] – via: Mulheres Mentoras

Fique por dentro!

Sorteio de exemplares do livro Cura pela Palavra!

Os Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras e a Editora Betânia se uniram para uma ação especial. No dia 12/11, serão sorteados exemplares do livro Cura pela Palavra, escrito por Marcelo Aguiar.

Para participar é fácil:

1 – Siga @mulheresmentoras @homensmentores @editorabetania

2 – Marque três amigos no post relacionado ao sorteio

3 – Aguarde o resultado do sorteio no dia 12/11.

Sobre o livro:

Em Cura pela Palavra, Marcelo Aguiar, pastor, psicólogo e professor, convida o leitor a descobrir o poder terapêutico da Palavra de Deus, apresentando princípios nela contidos que abençoam, curam e transformam.

Por meio da obra, o leitor conhecerá a vida de pessoas, conforme a Bíblia relata, que tiveram uma profunda experiência de restauração das feridas emocionais através de uma palavra proferida por Deus. Um livro inspirador que oferece conforto e orientação espiritual a todos que desejam superar diferentes males que afligem a mente e o coração.