• Notícias
  • Encontro de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos reúne pastores e líderes em MG

Nos dias 2 e 3 de agosto, a Igreja Metodista Wesleyana de Cataguases (MG) sediou o “Encontro de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos” (IIFD), evento que teve como objetivo oferecer aos pastores e líderes de diferentes denominações evangélicas um espaço de diálogo, renovação e mobilização para a vivência de uma cultura de discipulado em suas igrejas. O Encontro contou com a presença de mais de 300 pastores, representando 5 estados brasileiros.
Tendo como pano de fundo o tema “Fazer discípulos, fazendo isso em todos os níveis: pastores e líderes, membros e novos convertidos”, os participantes trocaram experiências relacionadas às iniciativas de discipulado em sua igreja local, participaram de palestras e seminários ministrados por David Kornfield, Ilaene Schuler e Daniel Vargas, missionários da Sepal, e por Alexandre Araújo, pastor da igreja em que o evento foi realizado. Ricardo Saltes, diretor executivo interino da Aliança Evangélica do Brasil, parceira do IIFD, esteve presente reafirmando a importância do apoio a esse movimento. Crescimento intencional

Ilaene Schüler

De acordo com Ilaene Schüler, coordenadora do Ministério Mulheres Mentoras/Sepal, os Encontros do IIFD são um momento importante para a igreja brasileira, já que alavancam parcerias criativas entre movimentos e igrejas, priorizando a criação de ações voltadas ao discipulado. Conforme aponta, o intuito do IIFD é servir aos pastores e líderes em sua vida e ministério, enquanto lhes ajuda a catalisar um movimento de discipulado em sua igreja local, denominação ou rede. Ilaene entende discipulado como “crescimento intencional com a ajuda de outro”, o qual é baseado em relacionamentos comprometidos e visão de multiplicação.

David Kornfield

Ao falar sobre o evento, David Kornfield sinaliza a relevância do projeto da Aliança Evangélica Mundial (AEM ou WEA) intitulado “Década de Fazer Discípulos 2020–2030”. A ação pretende estimular todas as Alianças Evangélicas do mundo, inclusive a brasileira, a fomentar movimentos de discipulado: “O movimento de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos está juntando-se às igrejas que aderiram a esse projeto, ajudando pastores, líderes e congregações a andar nessa direção”, comenta.
Experiência transformadora Marluci de Oliveira é ministra de Discipulado e Mentoria da Igreja Batista em Barra do Imbuí, em Teresópolis (RJ). Para ela, os conteúdos ministrados no Encontro IIFD a capacitaram como líder em sua igreja. O que mais chamou a atenção de Marluci foi a exposição dos estágios de maturidade de cada etapa da vida cristã e dos passos para identificar o estágio em que cada um está, a partir do texto de 1Jo 2.12-14. “O Encontro foi fantástico. Certamente, indicarei as futuras edições para meus amigos, pois por meio de eventos assim temos acesso a ajuda qualificada”.

Jorge Luiz Perim, pastor e superintendente distrital da Igreja Metodista Wesleyana em Uberlândia (MG), qualificou o Encontro como ótimo, intencional, motivador, desafiador e instrutivo. Entre os tópicos que mais gostou, estão as ferramentas e orientações que possibilitam um discipulado eficaz, como a Bíblia do Discipulado (SBB), sobre a qual Daniel Vargas, coordenador do Ministério Homens Mentores/Sepal, falou em profundidade durante um seminário. Já Márcia Flores, ministra de música, líder e supervisora de pequenos grupos e conselheira na rede feminina da Quarta Igreja Batista de Campo Grande (MS), compartilha seu entusiasmo em relação ao que aprendeu: “Vou implantar a cultura do discipulado onde atuo. Quero compartilhar a visão com todos que estão sob minha liderança”.
Os Encontros IIFD devem se repetir com novos conteúdos em anos seguintes. A próxima edição será na Igreja Batista de Bacacheri, em Curitiba (PR), entre os dias 15 e 16 de maio de 2020. A visão da IIFD é destacar igrejas referencias com o DNA de discipulado e que possam catalisar movimentos de igrejas discipuladoras em seu contexto e além.