O modelo de Jesus para edificar cristãos e igrejas fortes e saudáveis

Discipulado, cuidado mútuo e mentoria impulsionam ministérios, líderes e denominações e geram crescimento pessoal, ministerial e espiritual

O cuidado com uma pessoa requer doação, comprometimento, dedicação. Assim é o processo de caminhada do discipulado. Pode-se comparar esse “andar junto” com a atenção que é dispensada a um filho, do nascer até sua maturidade. O discipulado é assim: “gera filhos espirituais”. Durante o processo, muitas lições são ensinadas e aprendidas. À medida que pessoas se dispõem a cuidar umas das outras, elas crescem e se tornam agentes motivadores de crescimento para as pessoas ao seu redor, promovendo um crescimento qualitativo e quantitativo em grupos, ministérios e igrejas.

Nesse sentido, ser discípulo e fazer discípulos nos leva naturalmente a formar uma cultura de igreja saudável. Conforme afirma David Kornfield: “uma igreja saudável expressa e estende o Reino de Deus, onde Jesus Cristo é o Senhor e Rei. Expressamos o Reino de Deus na simples alegria de sermos seus e de estendemos o Reino em nossas vidas, em nossos relacionamentos, na medida em que somos sal e luz no mundo, trazendo outros a Jesus e alimentando discípulos que se reproduzem. A igreja local deve ser a expressão mais completa do Reino de Deus na terra. Ao mesmo tempo, o Reino de Deus é maior que a igreja e atinge todas as esferas da sociedade”.

Serviço aos pastores e líderes da igreja brasileira

Com foco na expansão da cultura do discipulado, há mais de dez anos os Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras assessoram vários projetos denominacionais por meio do mentoreamento e acompanhamento de pastores e líderes em processos de cuidado. Dentre esses trabalhos, HM e MM dão suporte ao Projeto Cuidar da Igreja Metodista e ao Projeto Grupo de Comunhão de Pastores e Esposas (GCEP), ação da Igreja Metodista Wesleyana, ambos visam capacitar e mobilizar pastoras, pastores e seus respectivos cônjuges para a vivência de cuidado mútuo que gere crescimento pessoal, ministerial e espiritual. O resultado das ações tem sido mais do que satisfatório.

O Projeto Cuidar, que acontece na 5ª Região Eclesiástica Metodista, que abrange SP e MS , teve seu início em 2018 com a proposta de olhar para a esposa de pastor e entender suas necessidades. “Nesse ministério, seguindo o modelo de discipulado, prestamos atenção às irmãs e lhes proporcionamos um espaço exclusivo no qual podem falar dos desafios e papéis que precisam desempenhar como mães, esposas, mulheres e profissionais. O projeto veio para que essas mulheres sejam olhadas, ouvidas, acolhidas, compreendidas e curadas pela ação do Espírito Santo, do toque divino e do convívio com outras irmãs. A assessoria de Ilaene Schüler, líder do Ministério Mulheres Mentoras, tem sido um grande diferencial para nós”, afirma Marta Lago, coordenadora. Atualmente esse projeto se estende também às pastoras da 5ª Região.

Já o Projeto Grupo de Comunhão de Pastores e Esposas (GCPE) faz parte das ações da Igreja Metodista Wesleyana da Segunda e Quarta Região Eclesiástica. A iniciativa é voltada ao cuidado mútuo e discipulado dos clérigos e cônjuges. Lá, entre diversas atividades, são desenvolvidos encontros em pequenos grupos que visam à melhoria do desempenho no ministério e das condições físicas, emocionais e espirituais dos participantes. “Entendemos que o futuro da denominação e seus melhores resultados no Reino de Deus e na comunidade passam por esse projeto e sua vital importância: gente cuidando de gente, em uma parceria entre os elementos divino e humano, produzindo relações saudáveis, curadoras e multiplicadoras. Os resultados já apontam que estamos na direção correta”, comemora o Reverendo Jorge Luiz Perim, coordenador regional.

Foco no fortalecimento e na expansão da igreja

Atualmente, HM e MM assessoram vários projetos denominacionais de discipulado e mentoria para pastores, pastoras, cônjuges e líderes. Nas assessorias, que geralmente acontecem individualmente, o participante recebe uma tarefa prévia com vistas ao crescimento ministerial ou profissional. Nesse contexto, o assessor proporciona os conhecimentos, as habilidades e técnicas necessários para o desenvolvimento do assessorado e de seu respectivo projeto ministerial.

Já as mentorias contam com a figura do mentor, alguém capacitado e com experiência suficiente para ajudar o mentoreado a atingir seu pleno potencial. Além das assessorias e mentorias, a partir de setembro de 2020, HM e MM também passarão a oferecer uma capacitação on-line em Discipulado, um recurso inovador disponível para cristãos de todo o Brasil. Para saber mais, clique aqui.

“Todas as iniciativas que promovemos têm o discipulado como sua principal base, pois o próprio Senhor Jesus nos deixou esse modelo de relacionamento e crescimento. Acreditamos que, desta forma, cada discípulo que faz discípulos tem potencial para impactar positivamente não apenas seu contexto imediato, como sua casa ou comunidade, mas a igreja e a sociedade também”, afirma Ilaene Schüler.

Ao vivenciar o discipulado em sua vida e ministério, a missionária Dilma Montelares Pires, da Igreja Batista Nova Petrópolis (RS), celebra os frutos colhidos em sua comunidade, na qual, três anos e meio após o início das atividades, presenciou um crescimento expressivo: “Começamos o ministério focando pequenos grupos e o discipulado um a um. Hoje, estamos com mais de 120 membros, 40 crianças e 40 novos convertidos sendo preparados para o batismo, tudo dentro da visão do discipulado e do cuidado intencional. Temos visto um mover extraordinário do Senhor nesse tempo”.

Conheça o nosso trabalho!

Se você deseja saber mais sobre o trabalho de HM e MM, clique aqui e confira os projetos que realizamos nas diferentes regiões do Brasil. Acesse também o nosso blogue e as nossas redes sociais @homensmentores e @mulheresmentoras.

1 Comentário