Avivamento: Converter-se de seus maus caminhos

woman in dirt road between ocean

por David Kornfield

Percebo em 2 Cr 7.14 quatro componentes humanos: se humilhar, orar, buscar a face dele, se converter. Focamos aqui no quarto e último.

“Chegou a hora e o reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no evangelho!” (Mc 1.15)

A maioria de nós entende que os pecadores entram no reino de Deus por meio do arrependimento. Mas, nosso evangelho muitas vezes não é mais o evangelho do reino.

Que Jesus pregamos? No Novo Testamento, Jesus é chamado de Salvador 24 vezes. Do Senhor 700 vezes. Qual Jesus pregamos hoje? Estamos em crise?

Nos quatro evangelhos a palavra igreja aparece duas vezes (Mt 16.18; 18.17). A frase “reino de Deus” ou “reino dos céus” aparece 120 vezes. O que é mais enfatizado em nossas igrejas hoje? Estamos em crise?

A palavra cristão aparece 3 vezes no Novo Testamento. A palavra discípulo ou discípulos, 240 vezes. Qual palavra, crente ou discípulo, é mais comum em nossas igrejas? Estamos em crise?

O arrependimento não é apenas para entrar no reino de Deus; é continuar entrando cada vez mais. Cinco das sete igrejas do Apocalipse corriam o risco de serem fechadas por Jesus. Ele as chamou ao arrependimento.

Normalmente, não andamos consciente ou intencionalmente em maus caminhos. Ao mesmo tempo, sem perceber, recebemos tradições ou hábitos que nem sempre são saudáveis. Muitas vezes estavam saudáveis ​​quando começaram, respondendo a uma necessidade da época. Mas, com o passar do tempo, o significado foi desaparecendo e apenas a forma permaneceu.

A maioria de nossas igrejas na América Latina perdeu entre 20% e 80% de seus membros para o COVID. Além disso, estamos perdendo em três frentes: eles estão perdendo a juventude; eles estão arriscando, em alguns casos, sua reputação e sua voz ao se politizar e estão perdendo seus pastores. Se você quiser saber mais sobre isso, veja minha carta aberta aos pastores e igrejas.

Quando foi a última vez que você experimentou um arrependimento profundo que o levou a uma mudança significativa na vida?

David Kornfield foi missionário da Sepal Brasil de 1990 a 2010, é fundador do MAPI, REVER, DFD e IIFD no Brasil, catalisa a Década de Fazer Discípulos em oito países e lidera o Discipulado e Pastoreio de Pastores (DPP) em 10 países da América Latina, trabalhando com a WEA (Aliança Evangélica Mundial). Vive em Pittsburgh, PA, EUA com sua esposa Débora.