Carta aberta para Pastores e Igrejas

Amado(a) guerreiro(a) de Deus,

Em março de 2019, meu mentor, Edmund Chan, me disse: “David, você precisa se reinventar. E você não tem muito tempo.”

Será que essas palavras são proféticas em relação à igreja?

“Querida igreja, você precisa se reinventar. E você não tem muito tempo!

Abaixo, compartilho um resumo dos resultados da pesquisa de Barna sobre pastores nos EUA:

1. Pastores que estão seriamente considerando se afastar do ministério em tempo integral passaram de 29% em janeiro de 2021 para 38% em outubro de 2021. É um salto de 31% em nove meses!
  2. A maioria dos entrevistados estava em denominações históricas. Quando os 38% estão divididos entre igrejas históricas e não históricas, aqueles que consideraram seriamente se afastar do ministério em tempo integral sobem para 51% nas igrejas históricas, enquanto caem para 34% em igrejas não históricas.
  3. Em 2016, 85% dos pastores classificaram seu bem-estar emocional como bom ou excelente. Na pesquisa de outubro de 2021, esse resultado caiu para 60%. Se analisarmos a reversão dessa estatística, em 2016 apenas 15% dos pastores foram classificados como carentes de boa saúde emocional. Em outubro de 2021, 40% o fizeram. É um salto de 166%.
  4. Pastores que disseram ter considerado seriamente deixar o púlpito tinham metade da probabilidade de dizer que estavam indo bem em seus relacionamentos. Y tinham um terço da probabilidade de dizer que estavam indo bem emocionalmente, descobriu Barna. Em outras palavras, aqueles em perigo têm uma base relacional muito menor e uma saúde emocional significativamente menor.

Em suma, nunca em nossa vida houve uma necessidade mais crítica de discipulado e pastoreio de pastores.

Paulo diz: “E sabemos que Deus organiza todas as coisas para o bem daqueles que o amam.” Deus está trabalhando através do COVID. A pergunta é: “O que Ele está fazendo?” E a segunda pergunta é: “Como podemos associar-nos com Deus no que Ele está fazendo?”

O que Deus está fazendo?

A igreja está perdendo em três frentes: está perdendo seus jovens; está arriscando em alguns casos sua reputação e sua voz ao se politizar e está perdendo seus pastores.

Deus está sacudindo o que pode ser abalado para que o reino inabalável permaneça (Hb 12:25-29). Ele está refinando seus pastores e refinando sua igreja.

Com a perda da liderança piedosa nas três frentes listadas acima, estamos diante de uma situação parecida a de Ezequiel 22. Deus está procurando aqueles que discernem a crise, discernem os kairos e entrem na brecha, reconhecendo que não podemos continuar com apenas fazer “o que nos acostumamos a fazer”.

Ore por nós que estamos na brecha a favor do discipulado e pastoreio de pastores na América Latina. As estatísticas do artigo de Barna são sobre a igreja americana. Não temos estatísticas comparáveis para a igreja latina, mas em muitos aspectos é mais vulnerável do que a igreja americana. Um grande número de pastores morreram de COVID em quase todos os países da América Latina. Milhares de pequenas igrejas que não puderam fazer a transição para as mídias sociais morreram. Pastores que dependiam das ofertas dominicais de quem se encontrava presencialmente, perderam a renda e tiveram que se dedicar a outras ocupações.

Não precisamos apenas de líderes ungidos que se colocam na brecha. Precisamos de um reavivamento. As necessidades são muito maiores do que nós. Muito maior do que nossos recursos, conhecimento, habilidades ou experiência. Precisamos de 2Cr 7:14 e Atos 2:17-18 como nunca.

ORE!

Ore para ouvir Deus. Pergunte a Deus sobre sua parte em responder a som de trombeta.

11 “Eu disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo:
— Grande e extensa é a obra,
e nós estamos espalhados na muralha,
longe uns dos outros.
No lugar em que ouvirem o som da trombeta,
ali reúnam-se em volta de nós.
O nosso Deus lutará por nós” (Ne 4:19-20, NAA).

Precisamos profundamente de oração,

E ação! Como você responderia a segunda pergunta acima: “Como podemos associar-nos com Deus no que Ele está fazendo?”

David Kornfield, Ilaene Schuler (Brasil), Munir Chiquíe (Bolívia), Pedro Torres (Paraguay), Otto Rodríguez (Venezuela), Felipe Brown y Adriana Sánchez (Colômbia)

Liderazgo del Discipulado y Pastoreo de Pastores (DPP)